sexta-feira, 10 de maio de 2013

EM BUSCA DE MELHORIAS PARA AS COMUNIDADES


Na ultima segunda feira 08 de abril na 6º Sessão da Câmara Municipal de Guaratuba  apresentei a reivindicação da Comunidade do Balneário Eliane, que realizou um abaixo assinado com mais de 160 assinaturas solicitando melhorias no bairro tais como; saneamento básico, asfalto, colocação de manilhas nas valetas, rede de esgoto, conservação de ruas e dos terrenos vazios. As ruas estão intransitáveis, e têm aparecido muitos animais prejudiciais como cobras, ratos, e insetos e como há muita água parada, se teme a proliferação do mosquito da dengue. Durante a sessão foi comunicado pelo presidente que as maquinas da prefeitura já foram consertadas, esperamos que o tempo colabore e logo iniciem os trabalhos pois a comunidade á tempos vem sofrendo com tal descaso.
 Outro problema que apresentei foi em relação, a manutenção das boias sinalizadoras colocadas na Baia de Guaratuba pela Marinha do Brasil, foi solicitado encaminhamento de ofício a Sra. Prefeita, para que seja realizado estudo de viabilidade para a contratação de empresa especializada para a manutenção das boias, pois as mesmas se encontram fora das especificações das Normas da Autoridade Marítima para a Sinalização Náutica. Tal reivindicação se baseia na importância deste equipamento para a segurança dos navegadores, principalmente pescadores e também para que a Capitania dos Portos volte a considerar como oficial o respectivo balizamento, uma vez que foi cancelado pelo motivo de não ter havido manutenção adequada. Conforme informado pelo líder da prefeita na Câmara, já tinha em mãos um ofício, que havia sido enviado ao Capitão-de-Mar-Guerra em Agosto de 2012, coloca que já existe uma conversação com a Marinha e que na quinta feira dia 11 de Abril haverá uma reunião com os responsáveis, e que provavelmente na próxima sessão já se tenha um parecer sobre assunto. Esperamos por um parecer satisfatório e agilidade na solução deste problema.
Também coloquei sobre as duas principais dificuldades enfrentadas pela Comunidade do Salto Parati, são a escola e a Estrada. A Escola se encontra desativada e as crianças precisam se deslocar a Guaratuba ou a Matinhos para poderem estudar. Segundo relato de moradores da comunidade, havia um professor no local, porém por inviabilidade econômica a escola foi fechada. Quando se trata de ensino de crianças não se pode levar em conta a questão financeira, todos pagamos impostos e temos direito a uma qualidade de vida.   A estrada até o Salto Parati, que na época do acidente aéreo que vitimou o Sr. José Carlos Martinez, em 2003, muitos veículos militares passaram por lá e deixaram a estrada em péssimas condições, desde então veículos não passam mais, apenas motos e bicicletas, para se levar as compras os moradores têm que utilizar barco ou carregar nos ombros 6 km as compras. Devido às dificuldades encontradas, as famílias acabam mudando da comunidade, perdendo suas raízes e a cultura local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário